página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Curso brasileiro alcança alunos no Japão


13/08/02

Curso brasileiro de educação à distância sobre meio ambiente alcança alunos no Japão

Disseminar os principais conceitos e as mais importantes experiências na área de meio ambiente para o maior número de pessoas em diferentes realidades locais é a proposta do curso livre de Educação à Distância ISO 14000 - Qualidade Ambiental: Introdução e Conceituação, que o Centro de Educação Ambiental do SENAC-SP iniciou este ano.

Pela primeira vez, um curso abre a possibilidade para pessoas de todo o Brasil obterem conhecimentos básicos sobre as normas ISO 14000 e conceitos gerais de meio ambiente, sem sair de casa. "O curso não forma auditores ambientais, mas responde às necessidades de informação de pessoas interessadas no tema", destaca Alberto Missrie, coordenador do curso.Para atender à demanda, o curso foi formulado a partir da experiência de mais de 30 anos em consultorias ambientais de Cyro Eyer do Valle, um dos mais importantes especialistas do país no assunto. O programa totaliza 35 dias de participação. O conteúdo, correspondendo às aulas expositivas de um curso presencial tradicional, é disponibilizado através de duas fitas de vídeo - com matérias de TV, mostrando acidentes ambientais históricos, apresentações de Eyer do Valle e visitas "virtuais" a fábricas -, um livro e um CD-ROM, que o aluno recebe em casa. "O curso visa disseminar uma atuação mais pró-ativa, voltada para a busca de soluções sustentáveis para os problemas ambientais, que é a base de toda a minha vivência profissional", afirma o consultor.

A parte interativa do curso acontece em uma "sala de aula virtual" - na verdade, um site especial dentro do qual cada aluno será acompanhado por um tutor no desenvolvimento de tarefas e exercícios propostos. Nesta fase, o cumprimento de cada etapa é avaliado, valendo a certificação no curso. A "sala" fica aberta 24 horas, possibilitando grande flexibilidade de horários para participação. "Solucionamos as dificuldades de presença física de pessoas que nunca teriam acesso a um conteúdo como esse se não fosse pela internet", diz Missrie.

Tommy Eiji Yoshimura, aluno da quinta turma do curso, fez o curso no Japão em plena Copa do Mundo. “Meu maior receio quanto à viagem ao Japão era o fato de ficar alguns meses sem estudar, o que me deixaria em desvantagem com relação aos meus colegas de faculdade”, relata.
Com a realização do curso, “consegui acumular mais conhecimento relacionado à ISO 14000, foi possível identificar situações semelhantes no Japão e ver que o Brasil não está tão distante dos países de "primeiro mundo" no que se refere a questões ambientais”, avalia Tommy, para quem o curso “abriu portas para a carreira profissional”.
Por reunir os mais diferentes perfis profissionais e de formação, outro diferencial é a possibilidade de interação entre pessoas de Estados ou países diferentes. Um dos momentos do curso é, exatamente, a criação de um fórum especial para a discussão dos temas mais votados em pesquisa feita com os alunos durante o curso. Entre os que despertam mais interesse, destacam-se Gestão das Águas e dos Recursos Hídricos, com 12% dos pedidos; Coleta Seletiva de Lixo e Reciclagem, também com 12%; e a Gestão de Resíduos, com 8%. Entre os temas emergentes, que ainda apresentam escassas menções estão a Ética Ambiental, os Selos Verdes e a Biopirataria.

Carreiras em alta
Outro ponto alto é o enfoque dado às possibilidades de atuação profissional em meio ambiente. Ao longo do programa, são apresentadas as diferentes carreiras na área. "Procuramos mostrar a importância deste mercado de trabalho e sua relevância como investimento para as empresas", diz Missrie. Significativamente, 95% dos alunos expressaram desejo pessoal de capacitação em meio ambiente entre os principais motivos para participar do curso.
Foi pensando exatamente nesse aspecto que a química Wania Castellões Martins participou da quinta turma, concluída em junho. Ela conta que, há pouco tempo, a indústria química onde trabalha vem demonstrando interesse em implantar procedimentos para a obtenção da ISO 14000. "Com o conhecimento adquirido no curso, já implementei coleta seletiva nas salas da empresa e distribui entre os funcionários materiais educativos sobre o uso racional do papel. Surge, agora, a possibilidade de atuar como auditora interna.
tendo cursar a pós-graduação em Gestão Ambiental do SENAC", conta.

As inscrições para a oitava turma do curso, com início em 21 de agosto próximo, estão abertas no site www.sp.senac.br/ambiental/iso. O custo de R$ 264,00 inclui material didático da primeira etapa. A nona e a décima turmas têm início, respectivamente, em 11 de setembro e 15 de outubro.

Serviço:
Curso a distância: ISO 14000 - QUALIDADE AMBIENTAL (Iniciação e Conceituação) Início: Estão previstas novas turmas, que iniciarão suas atividades em 21/08, 11/09 e 15/10 Carga horária: 30 horas a serem desenvolvidas num período de 35 dias

Valor: R$ 264,00, que podem ser pagos em até 5 vezes. Este preço inclui material didático e despesas de remessa para o território brasileiro

Nº de vagas por turma: 40 Mentor: Cyro Eyer do Valle Site para inscrições e informações:

senac.br/ambiental/iso Informações ao público:
Tel.: (11) 5017-0697 e-mail: cea@sp.senac.br
Informações para empresas:

Alberto Missrie - e-mail : iso14@sp.senac.br-
Tel. 11- 5017-0697 r.122


Fonte: Senac


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /