página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Leite X Intoxicação profissional


25/07/02

O leite é fornecido, geralmente, onde se usam tintas, vernizes, chumbos, solventes, poeiras, fumaça e névoas.

Sendo adotado o fornecimento de leite, se dará ao trabalhador a falsa sensação de segurança contra os elementos nocivos do ambiente, levando, muitas vezes, ao descuido e a desprezar os princípios de prevenção, como a não utilização de equipamentos de proteção coletiva ou individual.

Esse falso pensamento pode, inclusive, levar o empregador a não adotar as medidas necessárias para a efetiva proteção dos trabalhadores, com evidente prejuízo à sua saúde.

Muitas vezes, o próprio local de fornecimento não é adequado. Apesar de existir refeitório ou área de alimentação, o trabalhador nutre-se de leite no próprio ambiente de trabalho, junto aos produtos químicos, estejam eles diluídos ou suspensos no ar.

Isso leva à contaminação desse alimento, aumentando o risco de intoxicação. Essa forma de contribuição à intoxicação é extremamente danosa ao trabalhador.

Como fator alimento, o leite possui todas as qualidades necessárias ao organismo humano. É composto por proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas essenciais e sais minerais. São eles elementos indispensáveis à atividade diária, atuando como fonte de nutrientes e energia, proporcionando uma alimentação de alto valor biológico, ao trabalhador.

Mas, convém lembrar que existem pessoas alérgicas ao leite, devido a sensibilidade individual, podendo levar a dores abdominais, diarréia, vômitos e coceiras pelo corpo.

Não existe, até o momento, nenhum estudo cientifico que comprove o poder antí-tóxico dos componentes lactíferos, como um elemento neutralizante de intoxicações ou envenenamentos.

Portanto, não se justifica a ingestão de leite para prevenir certas intoxicações químicas, assim como o seu uso nos casos de incêndio não é correto.

Avatec Avaliações Técnicas Ambientais


Fonte: Avatec


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /