página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Presidente inaugura sistema de vigilância


25/07/02

O presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura nesta quinta-feira, em Manaus, o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Construído numa área de 300 mil metros quadrados (com 50 mil metros construídos), também faz parte do Sivam o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), que conta com o apoio dos governos estaduais e municipais. Mais de US$ 1,4 bilhão foram investidos na implantação do sistema.

O Sivam tem grande alcance e poderá monitorar, inclusive, uma parte da Amzonia que não pertence ao Brasil mas aos territórios da Bolívia, Colômbia e Peru. À Colômbia, por exemplo, que tem 1.600 km de fronteira com o Brasil, interessam especialmente as informações no campo da segurança - como a movimentação de pessoas, barcos e aviões na faixa fronteiriça, e a localização de plantações de coca e papoula. Já o Peru e a Bolívia estão interessados num monitoramento ambiental que será feito por 200 plataformas coletadoras de dados metereológicos e hidrológicos.

Na visita que fará ao complexo operacional do SIPAM/SIVAM, o presidente Fernando Henrique conhecerá o setor responsável pela vigilância, desflorestamento, identificação e monitoramento de queimadas, modelagem de bacias e previsão de enchentes. A comitiva presidencial conhecerá também a sala de vigilância meteorológica, de onde será possível controlar toda a rede de 10 radares e visualizar suas imagens sobre a precipitação de chuvas na região amazônica. Diversos produtos metereológicos serão gerados pelos radares que permitirão mais segurança aos movimentos aéreos.

Outro local a ser visitado pelo presidente será a sala de Vigilância de Espectro Eletromagnético, que controla todos os sistemas de telecomunicações existentes na região a partir de estações fixas de Boa Vista, Porto Velho e Belém. O SIVAM conta, ainda, com a sala de Vigilância Territorial, para controlar possíveis atividades ilícitas na região amazonica como plantações de maconha, distribuição de drogas, mineração, assentamentos ilegais, desmatamento, pista de pouso e legalidade de aeronaves.

O Sivam dispõe de um centro de usuários onde pesquisadores, universitários e cidadãos comuns poderão realizar pesquisas. No que diz respeito ao espaço aéreo, o presidente conhecerá o Serviço Regional de Proteção ao Vôo de Manaus, que quando interligado com os sistemas de Belém e Porto Velho, formará o Cindacta IV. Hoje o Cindacta funciona em Brasília, cobrindo a região Centro-Oeste; Curitiba, com o controle do tráfico aéreo da região Sul e Sudeste; e em Recife, controlando o tráfico na região Nordeste.

A Amazônia, com a maior variedade de espécies de animais e vegetais do planeta, é hoje um dos mais significativos patrimônio da humanidade. Sua existência é fundamental para o clima e o equilíbrio ecológico do Brasil e do mundo. A Amazônia tem uma área correspondente a 61% do território nacional. Suas florestas tropicais equivalem a 1/3 do total das florestas do planeta, com mais de 30% da biodiversidade catalogada. Tem também a maior bacia de água doce do mundo e um incalculável potencial econômico.

Nas últimas décadas, a região amazônia vem sofrendo problemas conjuturais, como a ocupação inadequada dos espaços, ações predatórias, redução da biodiversidade, ocorrências ilícitas, degradação ambiental, concentração populacional, deterioração dos serviços de saúde, e agravamento dos aspectos sócio-econômicos. O Sivam é parte das ações estratégicas tomadas para enfrentar esses problemas.

A empresa responsável pela implantação do Sivam é a brasileira Atech Tecnologias Críticas, que participa do projeto desde a concepção e o desenvolvimento. A empresa cuidou também de todo o projeto executivo e da implementação da infra-estrutura, rede de telecomunicações e logística. Além de desenvolver sistemas para o Sivam, a Atech absorverá a tecnologia internacional, garantindo, assim, o domínio nacional sobre o projeto, destacou o presidente da Comissão de Implantação do Projeto.

Além do vice-presidente Marco Maciel, acompanharão Fernando Henrique o presidente do Senado, Ramez Tébet; o governador do Amazonas, Amazonino Mendes; e os ministros, da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro; da Defesa, Geraldo Quintão; o interino das Relações Exteriores, Osmar Chohfi; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral; da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, do Planejamento, Guilherme Dias; do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; da Integração Nacional, José Luciano Barbosa; e da Casa Civil, Pedro Parente. Também integram a comitiva os comandantes da Marinha, almirante de esquadra, Sérgio Chagasteles; do Exército, general Gleuber Vieira; da Marinha, tenente-brigadeiro-do-ar, Carlos de Almeida Batista; e o presidente do Tribunal de Contas da União, Humberto Souto.


Fonte: Agência Brasil


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /