página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Unicamp desenvolve projeto de segurança pública


18/07/02

Campinas - Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão desenvolvendo um projeto de segurança pública que será apresentado às 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os pesquisadores foram convocados para desenvolver o programa por intermédio da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp).

O analista de parcerias com o setor público da Funcamp, Luiz Renato Ribeiro Ferreira, disse que a proposta ainda não está concluída e deverá ser submetida a avaliação das prefeituras. Mas adiantou que ela é centrada em dois eixos - tecnológico e estratégico - que apontam para a informatização de dados relativos à segurança pública e formação de recursos humanos.

De acordo com Ferreira, cada eixo foi estudado por uma equipe de pesquisadores. O tecnológico propõe a criação de uma rede integrada de comunicação, por meio de internet, que permita a troca de dados em tempo real, além da instalação de câmeras de vídeo em pontos estratégicos.

No eixo de estratégia está previsto o treinamento de Guardas Municipais e a formação de agentes que possam atuar em um setor de inteligência, responsável por transformar os dados em informações a serem utilizadas no combate à violência. "Esse sistema permite uma infinidade de aplicações", comentou Ferreira. Custos ainda não foram levantados porque antes o projeto será avaliado pelas prefeituras.

Convênio

A primeira apresentação deverá ser feita à Câmara Temática de Segurança Pública da RMC, em uma reunião ainda sem data marcada, prevista para as próximas semanas. No dia 20 de agosto, o projeto volta a ser exibido às 19 cidades na reunião ordinária do Conselho da Região Metropolitana de Campinas. Caso seja acatado, a proposta pode resultar em um convênio entre a universidade e o poder público.

Ferreira explicou que há pouco mais de um ano a Funcamp vem tentando estabelecer uma ponte entre pesquisadores da Unicamp e prefeituras. Ele disse que alguns convênios já foram assinados em diferentes setores, como educação, saúde e demografia.

No caso da RMC, a questão apontada como urgente à Funcamp foi a segurança pública. A Fundação acionou especialistas sobre o assunto há cinco meses para a criação de uma proposta. "Por estar instalada em Campinas, a Unicamp tem uma responsabilidade social com essa região", disse Ferreira.

O analista adiantou que a Fundação pretende implantar, em prazo ainda não definido, o Espaço Funcamp de Políticas Públicas para formar uma rede de troca de informações e experiências entre prefeituras e a universidade.


Fonte: Estadão.com.br


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /