página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


200 anos de História da DuPont


04/07/02

A história da DuPont começa em 1802, com a inauguração da fábrica de pólvora negra de E. I. du Pont, na cidade de Wilmington, no estado de Delaware, Estados Unidos, onde encontra-se hoje a sede mundial da companhia. Atualmente, a DuPont é uma das maiores companhias do mundo, fazendo parte do seleto grupo de 30 empresas que compõem o índice Dow Jones da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Em seus quase 200 anos de história, destacou-se pelas descobertas científicas e pelo desenvolvimento de produtos destinados a melhorar a vida das pessoas ao redor do mundo, por meio de uma comprovada e eficaz combinação de ciência, segurança e inovação tecnológica. Todos os anos, a DuPont investe mais de US$ 2 bilhões em pesquisa, apoiando o trabalho de mais de três mil cientistas. Entre os resultados desse investimento, estão produtos como o nylon, o fio elastano LYCRA®, o fluorcarbono Teflon® e as fibras aramidas Nomex® e Kevlar®, além de várias outras descobertas que somam mais de 30 mil itens com tecnologia de ponta.

Segurança industrial e meio ambiente

A DuPont também comercializa e coloca à disposição de outras companhias os processos que lhe conferem posição de destaque em todo o mundo na área de segurança industrial. A atenção dispensada pela companhia a essa questão, aliás, vem desde a sua fundação: para convencer seus funcionários de que a produção de pólvora era um processo seguro, o fundador E. I. du Pont construiu sua residência ao lado da fábrica, sinalizando a todos com a confiança que depositava em seu negócio. A DuPont também é reconhecida mundialmente por seus programas de qualidade de vida, que abrangem aspectos de saúde ocupacional, segurança e preservação ambiental. Para incentivar ações nesse sentido, são premiados, anualmente, trabalhos desenvolvidos por funcionários que resultem em benefício dos negócios e da corporação como um todo.

Reposicionamento

Em 1999, a DuPont realizou um profundo reposicionamento de sua imagem e negócios, que vai culminar, em 19 de julho de 2002, com as comemorações dos seus 200 anos de existência. Conhecida muito mais por sua atuação na área química, a companhia adotou um novo slogan - The miracles of science (Os milagres da ciência) - para enfatizar a diversidade de produtos e áreas em que atua, mostrando as contribuições que já deu à ciência e quais são as suas promessas para o próximo século. A empresa está atuando com mais força na área de biotecnologia. Dessa forma, defende a total informação da sociedade e a ampliação dos debates que envolvem a nova ciência, para que as pessoas possam escolher livremente que tipo de produto pretendem comprar e consumir.

Em 1999, com o objetivo de expandir sua atuação na América do Sul, a DuPont adquiriu o restante das ações da Agar-Cross, uma joint-venture que mantinha com a Sociedad Comercial del Plata, passando a ser a única proprietária da tradicional empresa de produtos agrícolas da Argentina. Na área de sementes geneticamente modificadas, a intenção da companhia é atuar principalmente na produção de grãos. Nesse sentido, comprou as ações da norte-americana Pioneer Hi-Bred International, Inc., líder mundial no fornecimento de sementes e no desenvolvimento de tecnologia genética vegetal. Com a aquisição da Pioneer, a DuPont terá as condições necessárias para descobrir, desenvolver e comercializar uma nova geração de produtos, nas áreas de agricultura, nutrição, materiais biodegradáveis entre outros. Será uma combinação de talento e recursos, tanto da DuPont quanto da Pioneer, beneficiando toda a cadeia produtiva.

No segmento de nutrição e saúde, a DuPont vai trabalhar no desenvolvimento de produtos que sejam capazes de ajudar na prevenção de doenças como as do coração e alguns tipos de câncer através da alimentação. São os nutracêuticos, cujo exemplo mais próximo são os produtos que contam com adição de proteína de soja isolada, substância que já recebeu o aval do órgão norte-americano FDA (Food and Drug Administration), como importante aliada na prevenção de doenças cardíacas. Uma das subsidiárias da DuPont, a PTI (Protein Technologies International), líder mundial na produção e comercialização de proteína de soja sob a marca Supro® tem como clientes no Brasil as indústrias de carne e bebidas e deverá expandir sua atuação na América do Sul.

Por último, o desenvolvimento de bio-materiais representa um dos grandes desafios do próximo século. A DuPont quer desenvolver processos e materiais que representem alternativas biológicas para produtos hoje fabricados através da química, onde já obteve os primeiros resultados. Através de um processo ainda experimental denominado 3GT, criou uma fibra de poliéster produzida a partir do amido de milho. Essa é a missão da DuPont para o próximo século. A companhia está aliando informação científica e biotecnologia, para continuar levando os benefícios da ciência para a população ao redor do mundo, de maneira econômica e ambientalmente sustentável.

Clique aqui para visitar o site da DuPont do Brasil


Fonte: Site da DuPont do Brasil


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /