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Seg.Transito -Itaipú controla velocidade na Usina.


16/09/09

Itaipu realiza fiscalização por excesso de velocidade dentro da usina
Em cinco horas, 12 motoristas foram foram autuados por estarem acima dos 80 Km/h

Com o olhar atento, o rádio em uma mão e o radar em outra, nem os quatis que volta e meia cruzavam a via principal de acesso à Itaipu tiravam a concentração do agente Robson Bernardino da Luz durante a tarde desta quinta-feira (10). Das 13h30 às 18h, o alarme do seu equipamento soou alto por 12 vezes: foi o número de veículos que excederam a velocidade na pista entre a barreira de controle e a primeira rotatória dentro da usina, nos dois sentidos da via. Uma dúzia de motoristas foi notificada por exceder os 80 quilômetros por hora - limite para aquele trecho. Entre eles, condutores de veículos da Itaipu, particulares e terceirizados.

Enquanto alguns torciam o nariz e faziam caras de poucos amigos, outros entendiam e encaravam a ação com naturalidade. Independente da forma com que era visto na hora em que "caía a ficha" dos condutores, nada abalava o agente Da Luz, responsável por operar o radar durante a fiscalização. "Nossa finalidade não é prejudicar, pelo contrário, é ajudar a preservar a segurança também no trânsito, pelo bem de todos", afirmou o agente.

Ele integrou a equipe que trabalhou em mais uma operação de fiscalização da velocidade no trânsito interno da binacional. Além do agente Da Luz, também estiveram em ação os agentes Júlio Cesar Fabri e Acildo Luiz da Silva, todos da Divisão de Segurança da Central (SEOC.AD).
Segundo Airton Alves de Assis, gerente interino da SEOC.AD, a fiscalização acontece de forma aleatória, em dias definidos de acordo com a disponibilidade de pessoal e em locais alternados dentro da usina. "E vai continuar, de forma educativa e sem aviso prévio, para coibir excessos no nosso trânsito", ressalta Airton.

A operação - De acordo com Airton de Assis, há, basicamente, dois modelos de operação com o radar. Em ambos, o flagrante do excesso de velocidade é feito por um agente que opera o radar móvel e a notificação mais adiante da pista. A comunicação entre os dois pontos é feita por rádio.

A diferença é que, no modelo considerado padrão, uma dupla de agentes estaciona uma viatura e posiciona cones para sinalizar o trânsito, desviar os veículos infratores e fazer a notificação. O procedimento é parecido com o das blitz policiais. No outro modelo, a notificação é feita na própria barreira de controle, no momento em que o condutor infrator
passar por ela. Os dois tipos foram empregados pelos agentes nesta quinta-feira. 

Conscientização e sanções - De acordo com Superintendência de Segurança Empresarial, a fiscalização tem caráter educativo e faz parte de um programa de conscientização para prevenir problemas relacionados ao excesso de velocidade dentro da Itaipu, como colisões e o atropelamento de animais. Há sanções previstas nas normas da empresa. Duas notificações recebidas no período de um ano, por exemplo, resultam no cancelamento por seis meses do passe
do condutor.



Fonte: Itaipu Eletrônico


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