página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Produtos perigosos - Casas são evacuadas após vazamento de amônia em fábrica de gelo de Itaitinga


13/01/22

 Apesar do incidente, não houve registro de inalação do gás pelos moradores, segundo informou o Corpo de Bombeiros

 
Dezenas de moradores do bairro Ancuri, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram evacuados de suas residências na madrugada deste domingo, 14, por causa de um vazamento de gás amônia em uma fábrica de gelo localizada a cerca de cinco quarteirões das casas. O incidente foi causado pelo rompimento de um cano no sistema de tubulação da empresa. Segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBM-CE), que ajudou os funcionários a conter o vazamento, não houve registro de inalação do gás pelos moradores.
 
Segundo o tenente Jairo Severino Brasil, a área no entorno da fábrica foi isolada por precaução para evitar possíveis danos à saúde dos moradores e transeuntes. "Ao visualizar o local, em distância segura, estabelecemos o posto de comando. Identificamos o supervisor da empresa que informou que o operador de máquinas já se encontrava no local, solucionando o vazamento”, explicou o bombeiro.
 
Para conter a disseminação do gás, que pode afetar diretamente o sistema respiratório, os funcionários da empresa utilizaram equipamentos de proteção respiratória autônoma e se revezaram com os agentes do CBM-CE na execução das medidas de segurança preventiva. A Polícia Militar do Ceará (PM-CE) e a Guarda Municipal de Itaitinga também estiveram no local para controlar o trânsito e impedir o acesso de motoristas até o limite da área isolada.
 
Perigos da amônia
 
Também conhecida como amoníaco, a amônia é um tipo de gás tóxico composto por um átomos de nitrogênio e de hidrogênio. Caso inalado, pode queimar as vias aéreas, causando tosse, desconforto no peito, falta de ar e até asfixia.
 
A substância é utilizada na preparação de fertilizantes e em processos de refrigeração industrial. Também é usada na indústria petroquímica e nos procedimentos de extração de metais como cobre e níquel.
 
Por ser uma substância corrosiva, o gás pode causar irritações e queimaduras na pele. Se atingir os olhos, afeta diretamente a retina e, em alguns casos, resulta em perda total ou parcial da visão.
 


Fonte: O Povo


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /