página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


SST - Resende capacita servidores que operam máquinas pesadas através de cursos em segurança e saúde no trabalho


29/03/21

 Curso começou nesta segunda-feira, 22, na Área de Exposições da cidade.

 
Resende- Direcionado para servidores que operam máquinas pesadas, a Prefeitura de Resende iniciou nesta segunda-feira, dia 22, um Curso de Capacitação em Segurança e Saúde no Trabalho.
 
As aulas teóricas estão sendo realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Área de Exposições da cidade. O curso, que possui duração de 40 horas, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento de Segurança do Trabalho, pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da Região do Médio Paraíba II, com sede em Resende, além do apoio da Defesa Civil do Município.
 
De acordo com prefeitura, a capacitação abordará duas temáticas acerca de “Segurança e Saúde no Trabalho”: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais (NR11); e Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR12). O curso é ministrado por dois engenheiros de Segurança do Trabalho e uma técnica em Segurança do Trabalho, com a participação especial dos demais setores envolvidos. O secretário de Administração, Kaio Márcio Resende de Paiva, explicou sobre o planejamento do curso e a sua importância.
 
— As aulas começaram nesta segunda-feira, 22, entre 7h e 11h. O curso é destinado, neste primeiro momento, para seis operadores de máquinas pesadas. Todos os participantes receberam apostilas com o conteúdo programático. O objetivo é estender a capacitação para os motoristas da Prefeitura, que, atualmente, são mais de 50 servidores concursados. O curso de preparação e reciclagem visa reforçar as medidas adotadas para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos servidores. Os funcionários devem sempre estar preparados e atualizados para o exercício de suas funções e, por isso, formações, treinamentos e palestras fazem parte deste processo de conhecimento contínuo. O governo municipal busca cuidar de seus profissionais, fornecendo recursos e conhecimento necessários para a execução das atividades em segurança, refletindo, desta forma, em serviços de qualidade para a população – reforça o secretário Kaio Márcio.
 
Entre os assuntos importantes a serem abordados durante a capacitação, podem ser citados: EPI (Equipamento de Proteção Individual); check-list das principais providências de segurança de cada máquina; operação das máquinas no período noturno; noções gerais de segurança do trabalho; segurança contra acidentes e incêndio; manutenção dos itens de segurança do maquinário; orientações sobre cuidados com freio, óleo de motor e outros sinalizadores; prevenção contra problemas auditivos; e ergonomia (estudo entre a relação do homem com o seu ambiente de trabalho).
 


Fonte: Diário do Vale


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /