página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


SST - Qual a sua importância para a indústria


26/05/20

 A segurança do trabalho tem um papel extremamente representativo na indústria. Afinal, ela é responsável por assegurar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. No entanto, engana-se quem pensa que o funcionário é o único beneficiado.

 
Nesse sentido, com uma política de segurança bem implementada, a instituição consegue transmitir credibilidade para o mercado, eliminar os riscos de processos judiciais e, consequentemente, aumentar a produtividade e gerar uma equipe motivada.
 
Pensando em um mercado cada vez mais competitivo, os responsáveis pela companhia devem buscar formas de se destacar e, consequentemente, crescer de forma sustentável. Por isso, é fundamental ficar atento ao ambiente interno da organização.
 
Dessa forma, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, empreendedor, os benefícios das práticas de segurança do trabalho. Boa leitura!
 
Por que a segurança do trabalho é importante?
Para enfatizar a importância da segurança do trabalho, basta analisar os dados: de acordo com o Governo Federal, o número de acidentes de trabalho caiu 14%, entre 2013 e 2015.
 
Os processos industriais, por sua vez, estão presentes nesse índice. Afinal, os procedimentos industriais, como a broca de aço rápido, são grandes geradores de riscos.
 
Claro, isso é o reflexo da implementação, cada vez maior, de medidas de proteção por parte das empresas. Porém, os índices ainda apresentam números alarmantes: 240.638 trabalhadores estão afastados das suas atividades por conta de acidentes.
 
Diante desse cenário, a segurança do trabalho é uma política fundamental para gerar um ambiente de trabalho agradável e, acima de tudo, seguro.
 
4 benefícios de investir em segurança do trabalho
Agora que você já sabe a razão pela qual a segurança do trabalho é importante, confira, agora mesmo, as principais vantagens de investir em ações de proteção aos trabalhadores:
 
1. Redução de acidentes
Pode parecer óbvio, mas a principal vantagem de investir em segurança de trabalho é a redução do número de acidentes. Nesse sentido, o colaborador mantém a sua integração física e mental, tornando o ambiente mais produtivo.
 
A disponibilização de EPIs, por exemplo, é fundamental para a execução de tarefas, principalmente em processos desoleira de mármore. Além disso, eles reduzem significativamente as chances de acidentes.
 
2. Aumento da produtividade
Como mencionamos anteriormente, quando você mostra preocupação em relação ao bem-estar do funcionário, automaticamente ele se sente mais motivado e passa a desempenhar as suas tarefas de forma eficiente. 
 
Dessa forma, com a segurança do trabalho, é possível motivar os funcionários, promover um ambiente e, consequentemente, obter resultados contínuos e significativos.
 
3. Fortalecimento da imagem da empresa
Outra característica predominante de uma política protetiva é influência da imagem da empresa no mercado. Afinal, se destaca entre outras organizações aquela que valoriza o colaborador e zela pela sua segurança.
 
Além disso, vale destacar a responsabilidade social que a empresa adquire quando investe em uma política de segurança, que atua diretamente na credibilidade e imagem da companhia, mesmo em segmentos específicos, como o deresina epóxi.
 
4. Eleva a motivação da equipe
Geralmente, colaboradores que sentem segurança e conhecem os procedimentos tendem a ser mais motivadas. No entanto, vai muito além: os profissionais se sentem mais valorizados por terem a sua saúde assegurada pela organização.
 
Portanto, essa motivação faz com que realizem melhor as suas atividades por terem toda a segurança necessária para um bom desempenho.
 
Agora que você já sabe a importância da segurança do trabalho, não deixe de aplicá-la na realidade do seu negócio.
 
Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 
 


Fonte: Planeta Folha


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /