página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


SST - MT tem um acidente de trabalho a cada 52 minutos; saiba como evitar


11/06/19

 enos de uma hora. Esse é o tempo que passa entre um acidente de trabalho e outro no Mato Grosso. No estado, um trabalhador se acidenta a cada 52 minutos. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (MPT), site do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o observatório, cerca de 73 mil acidentes ocorreram no Mato Grosso desde 2012.

 
O número de mortes no trabalho também é alarmante. Foram 730 desde 2012, portanto aproximadamente duas por semana. A maioria dos acidentes vem do setor agropecuário, sendo que a maior parte, entre esses, acontece no abate de animais.
 
A maior parte das lesões são fraturas (15 mil entre 2012 e 2017). Também são comuns cortes, contusões e esmagamentos. As amputações também aparecem em um lugar alto da lista.
 
Números são altos no Brasil inteiro
 
Mas não é só o estado do Mato Grosso que precisa se preocupar com os acidentes de trabalho. No Brasil, uma pessoa morre enquanto trabalha a cada três horas e quarenta minutos. Entre 2012 e 2018, foram 17.200 mortes registradas, em todo o país, em decorrência de algum acontecimento durante a atividade laboral.
 
Esses números, no entanto, vêm caindo. Em 2014, 2.659 mortes no trabalho foram registradas. Quatro anos depois, em 2018, foi reduzido para 2.022. Os acidentes sem vítimas ocorrem a cada 49 segundos em algum ambiente de trabalho no país.
 
Os homens que mais se acidentam na atividade laboral são aqueles entre 18 e 24 anos, enquanto as mulheres são as de idade entre 30 e 34 anos. São Paulo é o estado que mais registra acidentes de trabalho no Brasil.
 
Como se prevenir
 
Existem algumas dicas para evitar os acidentes de trabalho, em qualquer ambiente. A primeira e mais óbvia, mas que ainda assim é ignorada por muitas empresas e funcionários, é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPI. Os mais comuns são máscaras, luvas e óculos. Se a tarefa envolver um serviço nas alturas, certifique-se de utilizar um cinto de proteção.
 
Outra dica diz respeito aos trabalhos que envolvem ferramentas. Segundo o site magodasferramentas.com.br, é preciso que o trabalhador tenha total noção de como manusear cada ferramenta no trabalho. Além disso, a manutenção dos acessórios também é primordial, pois uma falha mecânica ou elétrica pode ocasionar um grande problema.
 
Por último, é necessário manter o ambiente de trabalho organizado. Ferramentas cortantes jogadas pelo chão, principalmente na construção civil, também podem ser a razão de acidentes no ambiente laboral.
 


Fonte: Cenário MT


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /