página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Acid. Trabalho - Dois trabalhadores morreram vítimas de acidentes em unidades do JBS, um deles em Nova Andradina


01/10/18

 Acidente ocorrido no frigorífico de Nova Andradina resultou na morte de Ivan Gomes de Lima

 
Nos últimos dias, dois trabalhadores morreram durante o exercício de suas funções em unidades do Frigorífico JBS em Mato Grosso do Sul. Um dos casos ocorreu em Nova Andradina e o outro em Sidrolândia.
 
Conforme apurado pelo Nova News, com relação ao caso ocorrido em Nova Andradina, a vítima em óbito foi identificada como sendo Ivan Gomes de Lima, de 42 anos, que teria sido atingido por uma porta que saiu do trilho.
 
Uma fonte disse ao site que Ivan trabalhava em outro setor, mas que estaria atuando na expedição da carne em substituição a outro funcionário. Na quinta-feira (20), ao manusear a porta, a estrutura teria saído do trilho e atingido o trabalhador, que sofreu ferimentos.
 
Ele teria sido socorrido até uma unidade hospitalar, mas não resistiu e entrou em óbito na sexta-feira (21). Conforme apurado pelo Nova News, Ivan Gomes de Lima era de Presidente Epitácio (SP). Ele deixa esposa e três filhas. O site conseguiu falar com a esposa da vítima que, pelo menos por enquanto, prefere não se pronunciar sobre o fato.
 
A redação acionou também a consultoria responsável pela assessoria de imprensa do Grupo JBS em Mato Grosso do Sul, DV Comunicação, solicitando mais detalhes sobre o fato. A empresa encaminhou uma nota lamentando o ocorrido e afirmando que as causas do acidente serão apuradas pelos responsáveis.
 
Nota da empresa
 
"A JBS lamenta o acidente ocorrido na última quinta-feira (20), em sua unidade de Nova Andradina (MS). A empresa prestou todo atendimento ao colaborador que, infelizmente, veio a óbito na sexta-feira (21). A JBS está solidária e prestando toda assistência à família. As causas do acidente estão sendo investigadas pela companhia".
 
Outro caso*
 
Na última sexta-feira (21), a queda de um contêiner sobre a cabine de uma carreta matou o manobrista Ademir José de Souza no pátio de estacionamento do Frigorífico JBS em Sidrolândia.
 
Conforme a imprensa local, a carreta pertencia a transportadora do Grupo Pérola e era manobrada no pátio de estacionamento do frigorífico, quando o contêiner que era transportado pendeu para o lado direito, caindo sobre a cabine, onde estava a vítima.
 
Com o peso do contêiner, a estrutura foi esmagada, antes que o manobrista saísse. Testemunhas ainda tentaram abrir a porta do veículo, mas Ademir já estava morto, preso entre as ferragens.
 
Nota da empresa
 
"A JBS lamenta o acidente ocorrido nesta sexta-feira (21.09) envolvendo dois colaboradores de transportadoras prestadoras de serviço em frente à unidade de Sidrolândia (MS). A empresa está solidária à família da vítima e está em contato com as transportadoras para garantir todo o atendimento necessário."
 
Acidentes de trabalho**
 
É considerado acidente de trabalho toda lesão corporal ou perturbação da capacidade funcional que, no exercício do trabalho, ou por motivo dele, resultar de causa externa, súbita, imprevista ou fortuita, que cause a morte ou a incapacidade para o trabalho, total ou parcial, permanente ou temporária.
 
A constituição federal, em seu artigo 7º, inciso XXVIII, declara que é direito dos trabalhadores o seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.
 
A lei 8.213 de 24 de julho de 1991, em seu artigo 19 conceitua acidente de trabalho como aquele "...que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
 
Em sua maioria, os acidentes de trabalho são evitáveis, bastando a adoção de simples medidas, como o uso de equipamentos de proteção individual (fornecidos obrigatoriamente pelas empresas). Grande parte dos trabalhadores não faz uso desses equipamentos, com destaque para o ramo da construção civil.
 
Os acidentes de trabalho e seus equiparados são passíveis de compensações como auxílio-doença, auxílio-acidente, habilitação e reabilitação profissional e pessoal, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, cuja responsabilidade pela prestação é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
Verificação
 
A responsabilidade por verificar o acidente de trabalho recai sob o perito, cujo trabalho, de modo bastante conciso, é estabelecer uma relação entre o acidente e a lesão. É o médico perito quem dá a última palavra sobre o retorno do indivíduo ao exercício de sua função ou se este deverá ser afastado permanente ou temporariamente do emprego.
 
A empresa tem o dever de fazer uma comunicação informando sobre o acidente de trabalho no mesmo dia ou até o primeiro dia útil após o fato. No caso de morte a comunicação deve ser imediata. Caso essas determinações não sejam observadas, a empresa deverá realizar o pagamento de multa.
 
Comunicação de Acidentes de Trabalho
 
A comunicação realizada pela empresa é feita mediante a emissão de um documento especial chamado de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT). A CAT é fornecida pela unidade de Recursos Humanos ou por sua chefia imediata ao servidor, que deve apresentá-la com seus documentos básicos aos órgãos competentes.
 
O acidente deve ser comunicado até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente. No caso de doença profissional, o dia do acidente ou aquele em que for realizado o diagnóstico podem ser considerados data de início da incapacidade laborativa. (*Com informações do Sidrolândia News e Campo Grande News - **Fontes portal Info Escola / Unesc / TST / Unifra).


Fonte: Nova News


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /