página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Trabalho Infantil - Por dia, 7 crianças sofrem lesões por acidente de trabalho no país


28/08/18

Proibido no Brasil, o trabalho infantil tem deixado marcas graves em parte de suas vítimas. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que, em seis anos, 15,6 mil crianças foram vítimas de acidentes de trabalho no país. Uma média de sete crianças feridas por dia por estarem trabalhando.
 
De acordo com o estudo, a  maioria das vítimas (72%) é do sexo masculino. As crianças sofreram ferimentos graves, como mutilação de mão, trabalhando em fábricas, pedreiras, feiras livres, lixões e outras áreas. O Ministério Público do Trabalho tem atualmente 3,5 mil investigações envolvendo exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
 
"Infelizmente, não é prioridade do governo brasileiro e nem dos governantes estaduais a erradicação do trabalho infantil-juvenil. As políticas públicas são parcas e ineficazes. A educação é sofrível, e a assistência social às famílias abaixo da linha da pobreza é quase inexistente. O resultado do desmando é crianças sendo explorados às vistas de todas as autoridades", lamentou o procurador Eduardo Varandas, coordenador regional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, na Paraíba.
 
De acordo com o procurador do MPT na Paraíba Raulino Maracajá, o número de crianças vítimas de acidentes do trabalho é muito maior do que mostram as estatísticas oficiais, já que muitos casos são subnotificados. "Para combater a violação de direitos, é preciso um trabalho permanente. Por isso, o MPT realiza, em parceria com entidades parceiras, ações contínuas, com campanhas que buscam o apoio da população e com projetos de resgate de crianças egressas do trabalho infantil, de inclusão social e inserção no mercado de trabalho", explica o procurador.
 
Dia da infância
 
O  Dia da Infância foi comemorado na úlima sexta-feira (24). Criada pelo Fundo da Nações Unidas para a Infância (Unicef), a data tem como base a reflexão sobre as condições de vida das crianças em todo o mundo. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, toda criança tem direito à educação, ao lazer e à saúde integral. Precisa ser protegida da discriminação racial, étnica, social, de crença religiosa, da violência e de toda forma de negligência.


Fonte: Destak


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /