página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Estatísticas de Acidentes de Trabalho - Número de servidores de Campinas vítimas em acidentes no trabalho sobe 40%


04/06/18

O número de servidores municipais de Campinas (SP) vítimas de acidentes no trabalho subiu 40% em 2017, no comparativo com o ano anterior, segundo dados fornecidos pela Prefeitura ao G1 via Lei de Acesso à Informação (LAI). Ao todo, foram 306 casos - média de 25 por mês.

 
A quantidade de registros é a maior em três anos e significa alta após duas reduções seguidas. Antes disso, o maior número foi somado em 2014, quando foram 313.
 
Um dos coordenadores do sindicato que representa o funcionalismo (STMC), Jadirson Tadeu Cohen Paranatinga avalia que os números refletem, entre outros fatores, a sobrecarga existente por falta de reposição dos trabalhadores que se aposentaram em diversas áreas da administração.
 
"A Prefeitura não recoloca na proporção necessária, o funcionário precisa fazer o dele e dos outros [...] As condições são muito ruins, seja saúde, educação, segurança, quadro operacional", critica.
 
Atualmente, o quadro de servidores da Prefeitura tem aproximadamente 16 mil funcionários. Os três principais motivos de acidentes no trabalho em Campinas estão ligados aos casos que envolvem perfurocortantes, de trajeto e queda de própria altura, segundo dados do governo.
 
O que diz a Prefeitura?
A assessoria da Secretaria de Recursos Humanos alegou que, por meio do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), realiza ações periódicas para conscientizar sobre prevenção de acidentes. Além disso, lembrou que houve reduções de casos entre 2014 e 2016.
 
"O DPSS faz o acompanhamento e, a partir dos estudos desenvolvidos pela área, desencadeia ações de prevenção. Sobre o aumento dos números em 2017, [o departamento] iniciou, ainda no segundo semestre do ano passado, treinamentos para prevenir e reduzir acidentes", diz trecho.
 
O governo ressaltou ainda que, para prevenir acidentes de trabalho, conta com implantação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), A estrutura é formada por 178 representantes, considerando-se todas as secretarias, e um suplente para cada integrante.
 
Perfil de acidentes
Estatísticas do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, criado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), indicam que 30,7 mil acidentes foram registrados na metrópole entre 2012 e 2017, incluindo 143 mortes. O levantamento exclui registros na área da construção civil.
 
Entre as lesões mais comuns no período, de acordo com a pesquisa divulgada em março, estão corte, laceração e ferida contusa - que representam 19,5% do total de casos.


Fonte: G1 SP


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /