página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


SIPAT - Palestras sobre SIPAT trazem benefícios para o ambiente empresarial


26/04/18

Instituída definitivamente no calendário corporativo nacional através da publicação da Portaria 3.214, de 1978, que criou a Norma Regulamentadora – NR 5, a mesma que dispõe sobre a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, a SIPAT, promove atividades de prevenção de acidentes e as chamadas doenças ocupacionais. De suma importância hoje dentro das mais variadas empresas, não importando o tamanho ou faturamento, ela tem como papel primordial conscientizar funcionários sobre temas ligados a saúde e segurança no trabalho, algo que, aliás, colabora e muito na manutenção do bem-estar geral de todos dentro das empresas.
 
Obrigatória e assegurada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a SIPAT é uma atividade que deve acontecer anualmente durante o período de uma semana. Essas atividades, que são realizadas dentro do expediente de trabalho e costumam ser organizada pelo Departamento de Recursos Humanos ou por Técnicos de Segurança do Trabalho de empresas, procuram de maneira didática e participativa promover a reflexão sobre a saúde dos funcionários.
 
Para estimular a participação geral, a os profissionais da SIPAT podem realizar palestras, dinâmicas ou até mesmo gincanas, tudo sempre feito de maneira interativa e atraente, visando sempre buscar a atenção de todos.
 
Ao pensar na qualidade de vida dos funcionários, a SIPAT pode tratar de temas ligados ao alcoolismo, o tabagismo e vícios em geral, por exemplo, assim como a segurança no trânsito e a educação financeira. É possível falar também sobre temas ligados a sexualidade, como as DSTs, HIV e AIDS. Para um melhor rendimento no trabalho, assuntos da atualidade, tais como a dependência digital, relacionamento interpessoal, estresse e motivação são bem-vindos devido a relevância dos mesmos.
 
Independentemente dos temas escolhidos, o importante é não deixar de fazer a SIPAT na empresa. Afinal de contas, esta semana deixa frutos valiosos que certamente são aproveitados ao longo de todo o restante do ano de trabalho. A única recomendação é que se busque empresas sérias e profissionais realmente capacitados para a realização deste evento, pois serão eles os grandes responsáveis pelo sucesso e qualidade da informação que será disponibilizada a todo os colaboradores da empresa.


Fonte: Exame


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos






Artigos
23/04 - Abril Verde: momento de reflexão sobre a segurança do trabalho

» saiba mais

» ver todos os artigos







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /