página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Acidente de Trabalho - Polícia e Ministério Público do Trabalho investigam morte na fábrica da Jeep no Grande Recife


22/04/18

A Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT) informaram nesta terça-feira (17) ter aberto inquéritos para investigar a morte de um operário na fábrica da Jeep, em Goiana, no Grande Recife. Vandson Milton da Silva, de 23 anos, sofreu um acidente de trabalho às 16h de segunda-feira (16), quando cumpria a jornada na área de produção.

 
De acordo com informações do MPT, Vandson foi atingido por uma espécie de contêiner e acabou sendo arremessado a metros de distância. Nesta terça (17), equipes da Delegacia de Goiana e do Instituto de Criminalística (IC), responsável pela perícia, estiveram na fábrica.
 
Segundo a polícia, o boletim de ocorrência limitou-se a registrar o acidente e o óbito, ocorrido no Hospital Memorial da cidade. A apuração ficará com o delegado Hebert William.
 
O MPT informou também que, se ficar comprovada a responsabilidade da empresa, poderá acioná-la na justiça do trabalho. Nesse caso, poderá pedir o pagamento de dano moral coletivo e regularização das condutas de trabalho.
 
Existe, ainda, a possibilidade de assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). O procedimento será arquivado, caso a culpa da montadora não seja comprovada.
 
O MPT informa que denúncias vinculadas ao caso podem ser anexadas ao inquérito. Demais irregularidades trabalhistas também podem ser feitas pelo portal da instituição.
 
Empresa
A morte do operário foi confirmada pela FCA, empresa responsável pela fábrica da Jeep em Goiana. Por meio de nota, a companhia informou que o fato aconteceu na área de apoio a prensas em que são movimentados os moldes a serem usados pelo equipamento de produção.
 
A empresa disse que está apurando as causas do acidente de trabalho e alertou os colaboradores para a necessidade de cumprimento das normas de segurança. A FCA ressaltou na nota que a área onde ocorreu o acidente fatal conta com normas operacionais e procedimentos rigorosos.
 
Na nota, a FCA lamentou a morte do trabalhador e assegurou que está prestando apoio aos familiares dele. Também expressou solidariedade aos colaboradores e familiares.
 
A empresa salientou que a a fábrica foi inaugurada em 2015 e que, até agora, não havia sido registrado acidente fatal na unidade.
 
Dados
 
Diante do caso de Goiana, o Ministério Público do Trabalho divulgou dados sobre acidentes de trabalho em Pernambuco. As informações estão no site do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.
 
Desde 2012, segundo as estatísticas fornecidas pelo MPT, ocorreram no estado mais de 73 mil acidentes, com 383 mortes. Isso significa uma média de uma morte de trabalhador a cada cinco dias.
 
No Brasil, desde 2012, mais de 4 milhões de acidentes foram registrados. Isso significa uma média de 48 por segundo.
 
De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, no país, mais de 27 bilhões foram gastos com benefícios acidentários. Os dados são referentes ao período entre 2012 e 2018.
 
Data
No dia 28 de abril, será celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como forma de lembrar os 78 trabalhadores mortos após explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia, em 28 de abril de 1969.
 
No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que nesse dia seja celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em Pernambuco, a lei estadual 15.806, de 16 de maio de 2016, institui o Dia Estadual em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.
 
Confira a nota da fábrica na íntegra
A FCA confirma a ocorrência de acidente de consequências fatais em sua planta de Goiana, Pernambuco.
 
A empresa prestou imediata assistência ao colaborador acidentado e o removeu a Hospital Memorial de Goiana, para continuidade dos socorros necessários.
 
A empresa está assistindo à família do colaborador.
 
O acidente ocorreu na área de apoio a prensas, em que são movimentados os moldes a serem utilizados pelo equipamento. Trata-se de área que conta com normas operacionais e procedimentos de segurança muito rigorosos. Todos os operadores são capacitados com treinamento com foco na segurança operacional.
 
A empresa é certificada pela norma internacional de segurança e saúde OHSAS 18001 e adota protocolos rigorosos de segurança do trabalho.
 
Jamais ocorreu acidente fatal desde a inauguração da planta em abril de 2015.
 
A empresa está investigando as causas do acidente e alertou todos seus colaboradores para a necessidade do estrito cumprimento das normas de segurança.
 
A empresa lamenta o ocorrido e expressa sua solidariedade a todos os colaboradores e familiares.


Fonte: G1 PE


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos






Artigos
23/04 - Abril Verde: momento de reflexão sobre a segurança do trabalho

» saiba mais

» ver todos os artigos







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /