página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Abril verde - Campanha alerta contra acidentes de trabalho


09/04/18

Construção Civil é um dos setores com mais acidentes de trabalho
 
Por dia, dez trabalhadores de Rio Preto são vítimas de acidentes de trabalho. Em todo o ano passado, foram 3.646 casos na cidade, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. No Brasil, uma pessoa morre a cada três horas e 38 minutos, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT) - foram cerca de 585 mortes relacionadas a atividade laboral apenas no primeiro trimestre deste ano. No período, mais de 150 mil casos foram registrados no País.
 
Com o objetivo de diminuir as ocorrências, o MPT lançou a Campanha Abril Verde de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O intuito é sensibilizar empregadores, trabalhadores, sindicatos e autoridades sobre os riscos e prejuízos provocados pelos acidentes.
 
O auditor-fiscal do Ministério do Trabalho Wellington Kaimoti conta que a campanha é nacional, com o intuito de incentivar a população a se prevenir. "A campanha visa a conscientização, tendo como objetivo tanto apresentar o volume de acidentes, como de trazer o como eles acontecem".
 
Para divulgar a campanha, diversos prédios, monumentos e espaços vão ser iluminados de verde durante o mês de abril, em prática já tradicional em outras campanhas, como a do Outubro Rosa, voltada para a prevenção do câncer de mama.
 
Kaimoti diz que o conhecimento técnico é importante para a aplicação da segurança do trabalho na empresa. "Normalmente, as empresas procuram se adaptar à segurança do trabalho após acontecer um acidente, por exemplo, um pedreiro está fazendo uma obra e cai, só depois que empresa modifica".
 
O auditor conta sobre a importância do próprio trabalhador saber das normas, para evitar acidentes. "É importante que ele apreenda com algum especialista para poder aplicar de maneira correta a segurança tanto para ao trabalhador como ao empregador. A melhor maneira tanto para empresa como ao empregado é você prevenir, porque a vida não tem preço" completa.
 
Dados por setor
 
Conforme dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, os setores com mais registros de acidentes de trabalho são o hospitalar (9%), o de supermercados (3%), a administração pública, a construção civil, o transporte rodoviário de cargas e os correios (2%).
 
Em Rio Preto, de 2012 a 2017 foram 25.814 acidentes de trabalho, sendo os principais setores o hospitalar (16%) e comércio varejista (5,4%).
 


Fonte: Diário da Região - S. J. do Rio Preto


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos






Artigos
23/04 - Abril Verde: momento de reflexão sobre a segurança do trabalho

» saiba mais

» ver todos os artigos







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /