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SST - 4 dicas para promover a saúde física e mental no ambiente corporativo


02/02/18

Os empresários estão se conscientizando cada vez mais da importância de promover a qualidade de vida de seus funcionários no ambiente de trabalho.
 
O bem estar físico e mental de toda a equipe de trabalho são fatores importantes à serem levados em conta pelo empregador, pois além de um ambiente melhor para todos, a atenção à esse aspecto vai aumentar a produtividade do grupo e otimizar os custos e benefícios obtidos com a prevenção a danos ou doenças.
 
Vale a pena checar essas dicas para encontrar e patrocinar mudanças que refletirão na saúde de seus funcionários e no bem estar de toda sua equipe.
 
Atenção com o mobiliário corporativo
 
Móveis inadequados e não ergonômicos podem provocar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo sérios problemas de saúde ao usuário, como lordose lombar, DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e LER (Lesões por Esforços Repetitivos).
 
As pessoas passam uma terça parte do seu dia desempenhando suas atividades profissionais e é importantes executá-las em local com móveis adequados para evitar acidentes, prevenir doenças e contribuir na produtividade da empresa.
 
Meça o tamanho do espaço que tem a disposição e analise quantas pessoas ocuparão o local, observe o nível de hierárquia de cada uma e as atividades que serão desempenhadas.
 
É preciso ter sempre o cuidado para que o local não dê a sensação de confinamento.
 
O calor, o frio, a circulação de ar, a luz natural, a acústica e a possibilidade de visualizar os colegas de trabalho precisam ser levadas em consideração.
 
Outros fatores também precisam ser analisados com atenção: a melhor maneira de organizar o ambiente, determinar o número adequado de mesas, de computadores, de pontos de internet, energia e telefone e quantas pessoas irão atender clientes pessoalmente para definir a quantidade e disposição de cadeiras e móveis.
 
A altura das mesas pode variar dependendo da estatura da pessoa que vai ocupar o local.
 
Por isso o mais aconselhável na hora de comprar, é escolher as mesas com regulagem de altura. Os assentos também devem ser possuir regulagem de altura, para que os joelhos fiquem um pouco abaixo do quadril e os pés fiquem completamente apoiados no chão.
 
Boa iluminação ambiente
 
A má iluminação pode causar fadiga aos olhos e ainda prejudicar o sistema nervoso contribuindo para a má qualidade no trabalho e causando acidentes.
 
A distribuição da luz no espaço deve ser feita de forma a evitar diferenças excessivas de luz e sombras. Elas podem perturbar os ocupantes do espaço impedindo que tenham uma percepção visual adequada.
 
Uma ótima forma de equilibrar a iluminação do ambiente é usando luz natural. A iluminação natural ajuda a criar melhores condições de trabalho porque ela proporciona as pessoas enxergar a cor e o contraste natural dos objetos de trabalho.
 
Proporciona uma iluminação mais uniforme sobre o posto de trabalho pois não é tão setorial quanto a luz artificial.
 
Avalie a iluminação do seu ambiente de trabalho e faça as correções necessárias. Como parâmetro use a NBR 5413.
 
Ginástica laboral promove qualidade de vida
 
A rotina de trabalho pode ser desgastante, mesmo em ambientes aparentemente inofensivos como escritórios.
 
Longas horas sentado, postura incorreta e hábitos repetitivos contribuem para o surgimento de doenças ocupacionais. E isso demonstra a importância da ginástica laboral.
 
Ela consiste em uma série de exercícios de alongamentos e relaxamento muscular. As atividades são relacionadas à área de atuação do colaborador e à rotina de trabalho.
 
A principal vantagem de incentivar a ginástica laboral está no crescimento dos índices de qualidade de vida dos funcionários.
 
Principais benefícios oferecidos pela prática da ginástica laboral,tanto para as empresas como para os funcionários:
 
1.     Mais disposição dos funcionários.
 
2.    Redução do estresse.
 
3.    Prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo, excesso de gordura abdominal, pressão alta e diabetes.
 
4.    Melhora as relações pessoais entre os colegas detrabalho.
 
5.     Redução de gastos com possíveis indenizações.
 
Promova a comunicação na equipe
 
A boa comunicação é a base para qualquer boa relação. Sendo assim, procure sempre manter o diálogo com os seus subordinados, sabendo também escutar quando for preciso. 
 
Entenda que ter boas relações no trabalho é um ótimo negócio para todosos envolvidos.
 
Com essas dicas gestores e empresas podem contribuir de maneira muito significativa para o cultivo de um ambiente saudável e harmonioso em benefício de todos.


Fonte: administradores.com.br


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