página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Acidente de Trabalho - Falta d´água em caldeira causou explosão em cervejaria em Jacareí


21/11/16

A explosão de uma caldeira na cervejaria Heineken, em Jacareí (SP), que terminou na morte de quatro trabalhadores em janeiro deste ano, foi causada pela operação do equipamento com nível d´água abaixo do mínimo permitido. (veja vídeo da explosão acima) Essa é a conclusão da comissão interna de investigação criada pela empresa para investigar as causas do acidente.
 
O Ministério do Trabalho ainda não concluiu a apuração oficial - que deve ser finalizada na primeira quinzena de dezembro. O laudo da empresa deve auxiliar a conclusão do trabalho dos auditores do órgão.
 
A caldeira explodiu em 28 de janeiro durante uma manutenção periódica feita por uma empresa terceirizada especializada na atividade.
 
O estudo da comissão, divulgado nesta quinta-feira (17), apontou três prováveis causas do acidente, sendo uma delas a inibição mecânica dos sistemas de segurança da caldeira (conhecido como "jumper"). O sistema tem sensor de nível d´água que determina o funcionamento das bombas e deveria impor o desarme da caldeira quando o nível estivesse baixo.
 
Outra possível causa é a operação da caldeira no modo de teste tenha ocorrido com a válvula de alimentação de água fechada. A terceira hipótese é que a válvula que estanca a saída de vapor da caldeira estivesse fechada por causa da manutenção e a pressão interna na caldeira resultou na explosão.
 
O trabalho da comissão foi feito por oito meses e contou com representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), funcionários de várias áreas da empresa e especialistas técnicos que ajudaram no aprofundamento e organização do processo de investigação. O grupo participou de 15 reuniões e fez, testes laboratoriais, perícias e entrevistas.  


Fonte: G1 SP


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /