página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Pessoas que ouvem demais


10/10/02

A hiperacusia é um distúrbio que certas pessoas tem da sensação de que a intensidade dos sons esta aumentada, caracterizando uma hipersensibilidade a sons do dia-a-dia. Na maioria das vezes essa desordem é relatada por indivíduos com audição dentro dos padrões de normalidade, e sua origem tem sido associada a uma disfunção das fibras do sistema auditivo eferente.
A fonoaudiologa Aline D. C. Aita, defendeu tese de doutoramento na Universidade Federal de São Paulo avaliando no grupo A- 9 pacientes adultos, de ambos os sexos, na faixa etária de 23 a 43 anos, com limiares auditivos normais e queixa de hiperacusia, que foram comparados ao Grupo B- controle, composto por 31 pacientes adultos, na faixa etária de 15 a 26 anos, com audição normal e sem queixa de hipersensibilidade a sons ambientais. Os indivíduos de ambos os grupos foram submetidos à avaliação audiológica composta por audiometria tonal liminar, medidas de imitância acústica e emissões otoacústicas evocadas transitórias e a pesquisa da supressão das emissões otoacústicas através da apresentação contralateral de um ruído de banda larga a 70dB. Conclui a autora que a capacidade auditiva dos pacientes hiperacúsicos caracterizou-se por limiares de audibilidade normais e limiares medianos do reflexo acústico no modo contralateral e diferencial do reflexo mais elevados. A amplitude das emissões otoacústicas evocadas transitórias (EOAT), sem e com ruído contralateral, foi semelhante à de indivíduos audiologicamente normais e a supressão média das EOAT foi de 1,62dB no grupo A de hiperacúsicos e de 1,27dB nos indivíduos normais. Os pacientes do grupo A tem autopercepção auditiva aumentada, causando um desconforto para sons do dia-a-dia de intensidade moderada a alta, freqüentemente, associado à irritação, dor de cabeça e zumbido unilateral intermitente.
Deve-se chamar a atenção que trabalhadores com esse distúrbio, devem ser identificado e afastado de ambientes de trabalho com ruidos, não adiantando fazer a proteção individual usual.

Clique aqui para visitar o site da INTRAMED


Fonte: Medgraf - Intramed


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /