página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


O que é ruido?


08/10/02

O agente físico conhecido como "ruido", está presente na imensa maioria das empresas. Se define como "ruido" todo som indesejável, desagradável e agride o ouvido humano. A definição fisica é de um som complexo aperiódico, cuja forma de onda não se repete, varia sem cessar e que na maioria dos casos a freqüência varia, com o tempo A Organização Mundial da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho definem o ruído como "todo som indesejável".
A exposição súbita ou aguda ao ruído de alta intensidade, tem efeitos diferentes da exposição prolongada ou crônica. Existem evidencias de que os efeitos induzidos por ruídos dependem de diversos fatores como: intensidade do ruído ambiental, freqüências de sons no ambiente ruidoso, tempo de exposição, intermitência do ruído, período de recuperação, idade, sexo, aspectos psicológicos do indivíduo, enfermidades concomitantes, raça, uso de equipamento de proteção.
Na medicina do trabalho se classifica o trauma acústico em: Trauma acústico agudo, , com lesão do ouvido médio ou interno. Classificado como acidente de trabalho.
Trauma acústico crônico; por exposição sonora prolongada com lesão do ouvido interno. Classificada como enfermidade ocupacional.
Classificação das hipoacusias por ruído Do ponto de vista audiométrico e com base da medida por tons puros da via aérea se classifica em trauma acústico ou dano auditivo induzido por ruído de primeiro, segundo ou terceiro grau de acordo as seguintes variáveis:

Quando as alterações audiometricas indicam somente deslocamento do nível auditivo da freqüência de 4000 Hz., sem que necessariamente altere os limites da audição normal.
Quando alem do deslocamento desta freqüência se encontra afetada a resposta em outra freqüência, geralmente em 8000 Hz.
Quando se afeta una terceira freqüência, habitualmente a de 2000 Hz ou quando existe alteração do limite auditivo em mais de três freqüências Se considera um nível de som que causa dano ao ouvido, os que oscilam entre 85 a 95 dB.
Todas as pessoas que estão expostas a níveis mais altos de ruidos devem utilizar protetores auditivos :tampões, cobertas, orelheiras, capacetes, O rendimento do equipamento de proteção auditiva depende tanto da indicação do equipamento adequado como das características e os níveis do ruído. Outra alternativa é diminuir ruído da fabrica.
(Rev An ORL Mex 1999; 44 (01): 17-20)

Clique aqui para visitar o site da INTRAMED


Fonte: Intramed


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /