página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Ergonomia ou Fatores emocionais ?


25/09/02

G.Peligian e colaboradores(1) do Monte Sinai Hospital de N.York relacionam os seguintes distúrbios do membro superior distal ao trabalho: Doença de Quervain, tendinite do músculo extensor ou flexor do antebraço, epicondilite lateral e medial, síndrome do túnel do carpo, síndrome da vibração mão-braço como sendo os principais diagnósticos atendidos na clinica de Medicina Ocupacional do Hospital.
A síndrome do túnel do carpo mereceu destaque especial. Os tratamentos são baseados nos protocolos do New York State Ocupational Health Clinics (NYSOHC).
Reparem que os autores não fazem referencias as lesões do tipo LER/Dort, que são muito menos diagnosticadas nos E.Unidos do que no Brasil. Vejam na seção de artigos- Revendo o diagnostico de Ler/ Dort de Jose Knoplich, que afirma que essas lesões são na realidade uma fibromialgia ou lesão da coluna cervical (2) M.J Durand e colaboradores(3) que são médicos do trabalho da Universidade de Sherbrooke, no Canada afirmam que há grandes evidencias que esses distúrbios musculares dos membros superiores não podem ser só atribuídos aos problemas ergonômicos do trabalho, pois a etiologia é multifatorial, todos os diagnósticos citados acima , tem que ver com o ambiente de trabalho, o atendimento do sistema médico de Saúde, da fábrica , preocupações com indenizações e problemas emocionais.
Os autores sugerem a aplicação de testes psicológicos, como por exemplo The Work Disability Diagnosis Interview (WoDDI) , ainda não existente entre nos, que faz indagações de ordem psicossocial (como vai o casamento, as preocupações com filhos, dinheiro, etc), problemas de ordem ocupacional (chefia, progresso na firma etc), fatores psicologicos), vontade de se aposentar etc.
1)Am. J Ind.Med. Jan 2000; 37; 75-93

2)Jose Knoplich

Clique aqui para ler o artigo Revendo o Diagnóstico de LER/Dort por José Knoplich


Fonte: Intramed


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /