página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Google Earth - Usado pelo crime?


Edison Fontes, CISM, CISA.

A notícia dada pela policia de São Paulo: assaltantes de mansões em condomínios fechados admitem que usam o Google Earth para o estudo da vizinhança e rotas de fuga.

É possível? Sim é possível e é viável, já que é um serviço gratuito disponibilizado na Internet. Facilmente pode-se identificar se um condomínio tem como vizinho uma área de mata que facilita a abordagem do local. Também se toma conhecimento das ruas que permitem a saída/entrada para o condomínio e sua vizinhança. Fazer um reconhecimento deste tipo em uma região distante se gasta recursos e a presença de um estranho rondando a área pode-se levantar suspeitas.

A questão é que essas informações são importantes, fáceis de serem acessadas através do Google Earth, porém não são suficientes para a realização de um assalto. Serão necessárias mais informações do tipo que pessoas vivem no local, como é feita a segurança física, quão eficiente é o sistema de proteção eletrônico, como é a comunicação com a Polícia local e outras informações. Com certeza a informação do Google Earth será a de menor peso, embora ela possa ser inicial.

Muitas vezes, nós fornecemos nossas informações pessoais de graça para qualquer um. Muitos carros são um verdadeiro mural sobre a vida privada: faculdade em que se estuda, clube social que freqüenta, nome de filhos ainda bebês e alguns hobbies tipo rodeio. Respondemos perguntas a qualquer pesquisa que nos façam, seja presencial ou por telefone, aceitamos funcionários sem uma devida verificação mínima, falamos sobre tudo na frente de funcionários do escritório ou em casa. Depois nos perguntamos como se sabe tanto sobre a nossa vida? Ah! Não esqueçamos tudo aquilo que jogamos no lixo sem destruir, tipo o extrato do banco ou do cartão de crédito.

As informações do Google Earth levantam a questão de informações públicas que estão cada vez mais fáceis de serem acessadas. Em alguns países o Google já tem uma visão de mais qualidade das ruas e em um tempo de atualização menor. Apesar de ser uma informação pública, anteriormente somente quem estivesse passando naquele local poderia ver aquele ambiente. Com o Google Earth, estando a quilômetros de distância, podemos presenciar o que estar acontecendo em uma rua. É o verdadeiro Grande Irmão, o Big Brother de 1984 de George Orwell? Acho que o Grande Irmão não é um, são muitos! O que precisamos é saber o que pode ser aceitável como cidadão e o que deve ser rejeitado. Lembre-se que está em discussão o chip de localização para todo veículo. Segurança x privacidade? O que deve ser prioritário?

Retornando à questão de assaltos, acredito que temos muito o que fazer aqui em baixo, antes de ficar preocupados com os olhos dos satélites.

Edison Fontes, CISM, CISA.
Consultor, Professor e Autor de Livros de Segurança da Informação.
Núcleo Inteligência. Participa ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.
edison@pobox.com
Ética! Um princípio sem fim




Pesquisar Cursos



     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /