página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Compras de fim de ano! Vamos à Internet?


Edison Fontes, CISM, CISA.

 

Chegou o fim de ano e mais do que nunca o universo conspira para as compras. Pessoalmente entendo que a prioridade nas questões financeiras deve ser poupar e cuidar das futuras pendências. Mas sempre alguns reais vão para as lembrancinhas de Natal. E evidentemente chega a questão da Internet: é seguro comprar na Internet?

A resposta dessa pergunta é similar à questão: é seguro você comprar nas ruas da cidade?

Acho que a resposta para as duas questões (que me desculpem os advogados pelo plágio) é: depende! Se você tomar os cuidados adequados a compra será segura.

Mais especificamente na Internet acho que devemos ter alguns cuidados e procedimentos:

1. Nunca acredite em emails de ofertas fabulosas e mandando você clicar em um link. Lembre-se também que as organizações do governo e de relacionamento com o cidadão não enviam cobrança e convocação pela Internet. Portanto, provavelmente será um email falso as declarações de débitos, convocações para comparecer na Polícia Federal e outros órgãos do Governo. Também não esqueça que você não será convocado para participar de programas de televisão, nem vai ganhar um carro via email.

2. Compre apenas em locais (sites) que possuem endereço físico ou se identifiquem de forma muito explícita de que existem de verdade. Para empresas apenas virtuais valide dez mil vezes a idoneidade da mesma. Lembre-se que seus problemas acontecerão no mundo real.

3. Compre apenas material que você sabe previamente como ele é. Exemplo: livros, equipamentos conhecidos por você e com especificação técnica explícita, CDs e outros materiais que você conhece. Não recomendo comprar algo tipo: meia de lã anti-natural da árvore verde das matas  sudoeste da Sibéria Oriental.

4. Para conhecer bem o site, comece comprando material de pequeno valor financeiro. Aumente esse valor ao longo do tempo e de acordo com o bom desempenho do vendedor.

5. Sites de leilão ou de intermediação não são para "marinheiros de primeira viagem" nesse tipo de transação. Muitas vezes o site é correto, mas quem está vendendo é um grande picareta.

6. Converse com seus amigos e familiares e verifique os casos de sucesso e de problemas que eles tiveram com compras na Internet. Vale à pena aprender com os outros. É mais barato e menos estressante.

7. Dedique um cartão de crédito para esse tipo de compra. De preferência escolha aquela operadora de excelente atendimento.

8. Confira sempre seus extratos de cartão de crédito. Lançamentos pequenos de compras não presenciais podem aparecer sem você notar. Apesar do pequeno valor, pode ser o início de uma tentativa de golpe maior.

9. Ao fazer uma reclamação ou solicitar explicações sobre demora ou algum outro problema, registre em um caderno a data, hora, com quem falou e o que foi informado para você. Em suma, crie um Meu Diário de Compras na Internet.

10. Prefira comprar presencialmente.

Mas, acima de tudo não esqueça que é muito bom você estar dando presentes às pessoas que ama. Porém, no Natal temos um aniversariante: o menino Jesus! Seus ensinamentos estão registrados nos quatro evangelhos do Novo Testamento. Você não tem? Compre! De forma presencial ou pela Internet.

Edison Fontes, CISM, CISA.
Consultor Executivo
Núcleo Inteligência Consultoria, Participa ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.
edison@pobox.com




Pesquisar Cursos






Artigos
29/11 - INTERESSES ECONÔMICOS INTEGRADOS À QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – SONHO OU UTOPIA?

» saiba mais

» ver todos os artigos







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /