página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Planejar sempre a segurança da informação!


Edison Fontes, CISM, CISA.

 

Fim de ano nos lembra (ou nos força) a fazer diversos planejamentos pessoais e profissionais. Do ponto de vista profissional somos exigidos a apresentar os projetos, bem como a verba necessária para os mesmos, que achamos que deveremos desenvolver no próximo ano. Evidentemente essas ações são importantes, porém não devemos esquecer algumas questões básicas quando trabalhamos com segurança da informação:

a) Devemos planejar sempre e ajustar o planejamento
Os tempos atuais mostram como o que foi planejado precisa ser re-planejado. Mas, não precisamos de situações críticas como a crise mundial para fazer isso. Mesmo em tempo de "céu de Brigadeiro" é necessário planejar e re-planejar com mais freqüência.

b) Segurança da informação deve acompanhar as prioridades do negócio
A segurança da informação não existe por si só. Ela existe para permitir que os recursos de informação sejam confiáveis para serem usados pelo negócio. A grande dificuldade é quando o negócio não declara as suas prioridades e sua estratégia de urgência.

c) Gestão de riscos é subsídio para o planejamento
A existência de uma efetiva gestão de risco permite identificar uma ameaça que tinha pouca chance de concretizar e que agora têm grandes chances de acontecer. Isso pode exigir um re-planejamento.

d) Devemos planejar controles preventivos e corretivos
Os controles preventivos são os mais baratos, mas às vezes não são capazes de evitar que uma ameaça se concretize. Neste caso é necessária a existência de controles corretivos, por exemplo, um local para o processamento alternativo do negócio da organização no caso da ocorrência de uma situação de contingência.

Concluindo: planejar e re-planejar não são atitudes estáticas. Precisam ser vivas e contínuas na mesma intensidade que é o negócio da organização e da mesma maneira que é o ambiente que cerca a organização.
 

Edison Fontes, CISM, CISA.
Consultor Executivo
Núcleo Inteligência Consultoria, Participa ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.
edison@pobox.com

O mundo pode ser mais seguro: proteja suas informações!




Pesquisar Cursos






Artigos
21/05 - Brasil, o país dos adicionais

» saiba mais

» ver todos os artigos







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /